Os distúrbios do sono são alterações que impedem um sono de boa qualidade, afetando o bem-estar e podendo acarretar em diversas doenças. Pode ser o ronco, dificuldade de adormecer, continuar dormindo, dormir em excesso ou em momentos inapropriados, bem como comportamentos anormais durante este período.

As doenças mais frequentes são:

Apneia do sono

É uma doença que não só ameaça a qualidade de vida, mas pode pôr em risco a sua saúde. Ela pode estar relacionada com hipertensão arterial, obesidade, colesterol alto, diabetes, derrames, infarto do coração e arritmias. Os sintomas incluem ronco alto, pausas ou engasgos durante o sono, sonolência durante o dia, irritabilidade, baixa produtividade no trabalho, dificuldade de se concentrar ou memória ruim.

Agende sua consulta

Sonolência excessiva diurna

Esse distúrbio é caracterizado pela dificuldade de se manter acordado ao longo do dia em situações do cotidiano como dirigir, trabalhar e estudar..

Agende sua consulta

Insônia

Os sintomas podem incluir desde dificuldade para iniciar o sono ou até impossibilidade de adormecer durante o período noturno, bem como acordar muito cedo pela manhã. Pode estar associada ao estilo de vida, ansiedade, depressão ou outras doenças psiquiátricas.

Agende sua consulta

Sindrome do atraso ou avanço de fase do sono

As pessoas que sofrem de atraso de fase do sono geralmente ficam acordadas naturalmente até as 2:00 ou 4:00 horas da manhã e se levantam por volta do meio dia. Essa condição é comum em adolescentes e jovens universitários. As pessoas que sofrem de avanço de fase geralmente se deitam às 18:00 ou 20:00 horas e se levantam de madrugada. Esta condição é mais comum em idosos.

Agende sua consulta

Síndrome das perna inquietas

É caracterizado por um desconforto nas pernas intenso referido na maioria das vezes como queimação, formigamento ou câimbra na perna com piora ao entardecer e durante períodos de inatividade. Apresenta melhora dos sintomas durante o movimento. A maioria dos indivíduos com essa condição, apresenta interrupção do sono e necessidade de movimentar as pernas e pés para alívio do incômodo. Ademais, pode estar associada a outra desordem como movimento periódico dos membros, prejudicando a qualidade do sono.

Agende sua consulta

Doenças associadas

Outras doenças como asma, dor crônica, fadiga crônica, fibromialgia, hipertensão, déficit de atenção, depressão, refluxo gastroesofágico, demência, entre inúmeras outras condições, podem ser exacerbadas devido aos distúrbios do sono.

Agende sua consulta