Exames
- Broncoscopia
- Polissonografia
- Preparo para o exame
- Prova de função pulmonar (espirometria)
- Teste de latências múltiplas do sono
- Titulação de aparelho de pressão positiva/oxigênio
Broncoscopia
A broncoscopia é uma endoscopia dos pulmões (traqueia e brônquios). Consiste na introdução pelo nariz de uma sonda que alcança a árvore brônquica, e através de uma câmera em sua extremidade, permite visualizar o interior da traqueia e dos brônquios, bem como introduzir dispositivos para retirar amostras de tecidos para biópsias e secreções para exames. É realizado sob sedação.
Agende sua consultaPolissonografia
A polissonografia é o exame realizado para investigar os problemas que afetam a qualidade do sono. Durante a realização do exame é possível fazer um registro completo da atividade cerebral (estágios do sono, despertares, convulsões), da respiração e dos sinais indicativos de relaxamento muscular, bem como de movimentos corporais e oculares, batimento cardíaco (arritmias) e oxigenação sanguínea.
Inúmeras doenças do sono podem ser diagnosticadas, as mais frequentes são: ronco, apneia do sono, síndrome das pernas inquietas, arritmias cardíacas, convulsões, insônia e comportamentos anormais como terror noturno e sonambulismo.
Agende sua consultaPreparo para o exame
ara os exames de polissonografia, polissonografia com titulação e teste de latência múltipla do sono, é preciso alguns preparos:
- Traga pijama ou roupa confortável para dormir e artigos de higiene pessoal.
- A clínica dispõe de travesseiros confortáveis, mas se preferir, traga o seu.
- Lavar a cabeça com shampoo (sem usar creme ou condicionador). Seque o cabelo antes de vir.
- É ideal que os homens façam a barba, se possível. Isso ajuda na fixação dos eletrodos.
- Acorde cedo no dia do exame. Evite consumo de bebidas cafeinadas, bem como medicações com cafeína ou termogênicos após o almoço. Evite também tirar cochilos durante o dia.
- Não suspenda medicações de uso pessoal. Caso faça uso de medicações para dormir, traga para a clínica.
- Temos vaga na garagem do edifício. Informe a placa com antecedência para cadastro.
- Ao chegar à clínica, você será solicitado a desligar o celular. As ondas eletromagnéticas interferem no exame.
Prova de função pulmonar (espirometria)
Espirometria é a medida de ar que entra e sai dos pulmões. Este exame é feito para medir o fluxo de entrada e saída do ar do pulmão pelas vias aéreas, a capacidade de inspirar e expirar o ar. Através da análise computacional do fluxo de ar, podemos avaliar indiretamente o grau de inflamação e capacidade total do pulmão, auxiliando na investigação das doenças respiratórias e falta de ar. Este exame é útil para diagnosticar e acompanhar a resposta ao tratamento de doenças respiratórias, como asma, tosse, doenças ocupacionais e doenças ocasionadas pelo tabagismo. Para a realização do exame basta algumas sopradas com vigor no aparelho.
Agende sua consultaTeste de latências múltiplas do sono
O teste de latências múltiplas do sono é o exame mais utilizado para a quantificação objetiva do grau de sonolência diurna. Normalmente, é realizado após o exame de polissonografia.
O paciente tira cinco cochilos durante o dia, com intervalos regulares de duas horas. Durante este período, avalia-se a ocorrência de sono, o tempo de adormecer e a presença de sono REM. Este exame é feito principalmente quando se suspeita de narcolepsia.
Agende sua consultaTitulação de aparelho de pressão positiva/oxigênio
Caso exista a necessidade de aparelhos de pressão positiva (CPAP, BIPAP) ou oxigênio, estes são adaptados no período noturno e avaliados pela polissonografia, observando a qualidade do sono durante o tratamento em tempo real. Além de serem usados na apneia do sono, estas terapias podem ser usadas para tratamento de doenças neuromusculares, doenças pulmonares ou ronco.
Agende sua consulta