Doenças respiratórias são aquelas ligadas ao sistema respiratório do indivíduo desde o nariz, garganta até os pulmões. Essas estão associadas ao clima, maus hábitos, fatores externos (vírus e bactérias), genéticos, entre outros. Os principais sintomas são tosse, falta de ar, sensação de desconforto no peito, coriza, intolerância ao exercício, entre outros.

As doenças mais frequentes são:

Asma (Bronquite)

É uma condição em que os sintomas aparecem devido a uma reação inflamatória exagerada dos brônquios aos micro-organismos, agentes químicos, fumaça e ou poluição encontrada no meio ambiente. É uma doença crônica que atinge crianças, adultos, idosos e não tem cura. Porém, com tratamento adequado atinge-se o controle completo da doença na maioria das vezes, conferindo ao paciente uma vida normal. Os sintomas são tosse, sensação de falta de ar ou desconforto no peito principalmente à noite ou pela manhã, intolerância ao exercício, sensação de "chiado" no peito, podendo piorar durante resfriados comuns, frio ou exposição à fumaça, poeira ou odores fortes de perfumes/produtos de limpeza.

Agende sua consulta

Avaliação pré-operatória pneumológica

A avaliação pré operatória pneumologica é fundamental para uma preparação adequada e segura aos pacientes que serão submetidos a cirurgias eletivas. Idealmente, as cirurgias realizadas em região abdominal alta (como a cirurgia bariátrica), cirurgias ortopédicas de médio e grande porte, cirurgias que envolvem vias aéreas altas (otorrinoloringológicas) e baixas (cirurgias torácicas) e cirurgias neurológicas devem ser avaliadas previamente por um pneumologista independente de doenças pulmonares previas.

Em relação aos pacientes com doenças e afecções pulmonares, todos devem ser avaliados previamente a procedimentos cirúrgicos.

Agende sua consulta

DPOC / Enfisema Pulmonar

Geralmente acomete pessoas expostas à fumaça de cigarro, agentes químicos voláteis ou queima de biocombustível de forma passiva ou ativa (tabagismo). Pode ocorrer também em pessoas que sofrem de asma durante vários anos e não fazem o tratamento adequado. Ela causa uma obstrução ao fluxo de ar dentro dos brônquios e faz com que o indivíduo perca capacidade pulmonar e apresente dificuldade para respirar, principalmente durante o exercício. Com a cessação do tabagismo ou exposição, a doença estabiliza e com tratamento é possível reverter somente parcialmente a falta de ar e melhorar a capacidade ao exercício. As pessoas que sofrem da doença são em sua grande maioria, fumantes ou ex-fumantes acima de 40 anos de idade e que fumaram durante mais de 20 anos. Apresentam sintomas de tosse persistente, às vezes com catarro e limitação ao esforço físico. São mais susceptíveis a desenvolver pneumonia e infecções como tuberculose.

Agende sua consulta

Fibrose pulmonar

Fibrose pulmonar é um termo genérico que abrange uma série de doenças pulmonares que cursam com a perda da elasticidade pulmonar, dificuldade de troca gasosa e portanto falta de ar. Pode acometer qualquer faixa etária, porém é predominante em idosos, principalmente em sua forma idiopática. Tem como principais sintomas: cansaço aos esforços e tosse seca, ambos progressivos.

A Fibrose Pulmonar pode ser primária (conhecida como Fibrose pulmonar idiopática), ser uma consequência de exposições ambientais e/ou ocupacionais ou manifestação secundária de outra doença do organismo. Sendo assim, deve ser avaliada por um especialista que irá propor o seguimento e tratamento adequado.

Agende sua consulta

Gripe

Causada predominantemente pelo vírus influenza, pode ocorrer também em surtos como os casos graves relatados em pessoas infectadas pelo vírus H1N1. Geralmente inicia-se rapidamente com febre alta (>38°C), dor no corpo, mal-estar, calafrios, dores nas juntas, tosse, dor de garganta e coriza. Geralmente os sintomas não passam de 7 dias.

Agende sua consulta

Rinite alérgica

É a inflamação que ocorre no interior do nariz devido a agentes externos e também se comporta como uma resposta inflamatória exagerada, causando obstrução à passagem de ar pelo nariz e produção de secreção. Entupimento nasal, coriza, espirros, sensação de sempre estar "resfriado", coceira na garganta e nos olhos.

Agende sua consulta

Tosse crônica

A Tosse é um dos principais sintomas clínicos relatados pelos pacientes. Possui diversas causas e deve ser avaliada sempre por um especialista, devendo-se atentar aos casos crônicos, que persistem por mais de 2 semanas, evitando medidas apenas paliativas e buscando sempre um diagnóstico mais preciso para resolução da mesma.

Agende sua consulta

Tuberculose

Doença causada pelo Mycobacterium tuberculosis geralmente acomete pessoas com resistência natural diminuída como diabéticos, portadores de doenças crônicas, alcoolistas e portadores de DPOC. Os sintomas são emagrecimento, tosse crônica mais de 20 dias, às vezes com sangue, febre baixa e diária, mal-estar, fadiga e sudorese noturna.

Agende sua consulta